Os profissionais de enfermagem que atuam em Rio das Pedras seguem na luta para receber os valores encaminhados pelo Governo Federal para complementar o pagamento do piso salarial. A Prefeitura de Rio das Pedras recebeu um repasse em agosto e outro em setembro para cobrir a diferença do novo piso salarial.
No dia 16 de novembro a Câmara aprovou Projeto de Lei que autoriza o repassa dos recursos para à Argos Brasil, Organização Social (OS) que atua na gestão das unidades de saúde. Na ocasião, vereadores da base governista afirmaram que o repasse seria feito até o dia 5 de dezembro.
Contudo, passada a data, os profissionais receberam o valor equivalente a apenas um mês e não de quatro meses conforme o acordo feito. Assim, os profissionais de enfermagem voltaram a se reunir para buscar solução. Montaram um grupo no WhatsApp com vereadores, secretário da Saúde, prefeito e gestor da OS. Cobraram providências, ameaçaram protesto e, até a noite de quinta-feira (7), conseguiram uma promessa: de que o pagamento seria feito até essa sexta-feira (8).
“Ninguém vai ficar sem receber. O pagamento foi revisto por conta de inconsistência com dados de funcionários junto aos conselhos de classe (Cofen) e atualização na base de dados. De qualquer forma, o repasse foi feito à Argos na quarta-feira (6) e, em ofício, solicitei que o valor referente a cada funcionário fosse repassado o mais breve possível”, explicou Joaldo Gonçalves, secretário da Saúde.
Incluído no grupo, o prefeito Marcos Buzeto também foi questionado. “Quando descobri do que se referia, enviei mensagem para o contratante de vocês (enfermagem) para se posicionar. Houve um equívoco quando da leitura da planilha ‘maio/ agosto’ que constou valor somente de um mês, mas que já foi revista e os valores constantes das planilhas Investsus já foram depositados (dois depósitos) para a entidade contratada”, afirmou Buzeto.
Logo em seguida, o gestor da Argos, Carlos Augusto, contou que os valores da planilha repassados foram pagos integralmente na quarta-feira. “Ontem foi realizado mais um depósito referente ao mesmo período e nos enviado um ofício informando os valores e nomes de quem teria a receber deste segundo depósito. Planilha esta que foi conferida hoje (quinta-feira) e enviada ao financeiro para pagamento”, garantiu.