Paciente aguarda por angioplastia desde setembro

Uma paciente da Rede Municipal de Saúde aguarda desde setembro de 2023 por um agendamento para realizar angioplastia. A senhora, de 65 anos, passou por cateterismo, que constatou duas artérias entupidas. Além do risco iminente de infarto, é preciso passar pelo procedimento no coração para que realize uma cirurgia de catarata.

“Estou em cima da Secretaria da Saúde para saber a respeito do agendamento do procedimento para minha mãe. Cada hora é uma resposta. Ela precisa fazer a angioplastia para fazer uma cirurgia de catarata. Entre a cirurgia de um olho e do outro foram descobertas as veias entupidas”, conta a filha da paciente, que pediu para que não fossem identificadas por medo de represálias.

A reportagem do Jornal O Verdadeiro questionou ao secretário da Saúde, Joaldo Gonçalves, a respeito do agendamento do procedimento e qual o motivo da demora. Como resposta, Joaldo se limitou a informar que para realizar o procedimento de angioplastia o município depende do Governo do Estado.

A reportagem do Verdadeiro então buscou informações junto à Secretaria Estadual da Saúde. A resposta foi de que o município não solicitou qualquer procedimento para a paciente.
“A Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) informa que não constam pendências de caráter estadual em nome da paciente V.L.E.Z. A inserção de pacientes na regulação estadual é realizada pelos municípios ou unidades de origem, que também são responsáveis pela definição de prioridade dos casos e por atualizar constantemente o seu quadro clínico no sistema, bem como mantê-lo assistido e estável previamente, além de providenciar transporte adequado para deslocamento seguro quando a transferência é necessária”, informou a nota do Governo Estadual.

Questionado novamente, Joaldo Gonçalves afirmou estar aguardando um retorno e justificou a demora da resposta por conta de picos de energia na unidade de saúde quando foi questionado, no dia 18 de janeiro. Nesta quarta-feira (24), o secretário municipal da Saúde voltou a ser questionado mas, até o fechamento desta edição, não respondeu à reportagem do Verdadeiro.
“Eu fui à Secretaria da Saúde e me informaram que a solicitação já havia sido encaminhada. Nós que somos do povo estamos revoltados com essa Prefeitura”, finaliza a filha da paciente.

Compartilhe:

899-A-unidade-oferece-25-vagas-para-o-curso-superior-de-tecnologia-em-Alimentos-25-para-Biocombustiveis-e-50-para-Gestao-Empresarial-Divulgacao-1068x1486

Fatec Piracicaba abre inscrições para vestibular

Estão abertas as inscrições para o vestibular da Fatec Piracicaba referente ao segundo semestre de 2025. Os interessados podem se inscrever até as 15h do dia 6 de junho por meio do site www.vestibular.fatec.sp.gov.br. A taxa de inscrição é de R$ 50,00 e o pagamento deve ser efetuado após o preenchimento...
Entulho

Cetesb já aplicou 12 advertências e cinco multas à Rio das Pedras por descarte irregular

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) já aplicou 12 advertências e cinco multas à Prefeitura de Rio das Pedras pelo descarte irregular de resíduos sólidos (domiciliares, hospitalares, entulho etc.). Nos últimos cinco anos foram aplicadas duas advertências e duas multas. Três dessas autuações – todas de 2024...
Imagem do WhatsApp de 2025-04-16 à(s) 17.59.26_0fec713d

Trabalhadores de programa social reclamam a falta de EPI

Alguns beneficiários do Programa Bolsa Família Rio-pedrense – programa social também conhecido como Frente de Trabalho – reclamam das condições de trabalho oferecidas pela Prefeitura. Com medo de perder o benefício por retaliação, os trabalhadores procuraram por Jhonny Casarin, uma liderança popular que costuma falar nas redes sociais sobre acontecimentos...