A Área de Lazer Gennati Soave, também conhecida como Bica, no Bom Jesus, é o principal espaço de convivência pública de Rio das Pedras. O local conta com pista de caminhada, playground de ferro e outro de madeira, academia ao ar livre, campo de futebol e banheiros públicos. Contudo, a falta de manutenção tem incomodado moradores vizinhos.
Samuel Castelani convidou a reportagem do jornal O Verdadeiro para percorrer a área verde. A pista de caminhada apresenta vários buracos e ondulações, que acumulam água em dias chuvosos. “Entre o banheiro e a bica d’água tem uma valeta por onde a água da chuva corre. Porém, em dias de chuva forte, a água vem do bairro Dr. Jorge Coury e do canavial, passa por cima da valeta e vai direto para a pista de caminhada. E toda essa água e barro para na esquina das ruas Benedito Silveira Campos e Rafael Augusto de Souza Campos. Muitas pessoas, principalmente idosos, já caíram ali”, conta Samuel.
No banheiro, a fiação e lâmpadas foram furtadas na terça-feira. Torneiras e válvulas também estão faltando. As paredes começaram a ser pichadas.
Onde havia uma lagoa, o mato tomou conta e não é mais possível ver a água. Antes havia cercas para evitar que crianças caíssem no lago, mas não há mais proteção e, com a vegetação alta, os pequenos podem se acidentar. Na sequência do lago, mais mato e água parada. Moradores reclamam que ali seria um foco de proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Junto ao campo de futebol, as traves foram levadas e não repostas. Há placas de grama amontoadas e deixadas ao lado do espaço.
Os parquinhos têm brinquedos quebrados. Por fim, a iluminação deficitária deixa o local propício para indivíduos mal intencionados. De acordo com vizinhos, o parquinho infantil para crianças de 0 a 6 anos virou ponto de usuários de drogas durante as noites.