Iniciativa 1
O caos que assola Rio Grande do Sul merece toda comoção e movimentação de solidariedade. Até o Papa Francisco se manifestou e pediu orações. A ONU anunciou ajuda aos desabrigados. Até o Elon Musk ajudará. Mas, até segunda-feira, era pouca a movimentação em Rio das Pedras para auxiliar aos gaúchos. A empreendedora Adriele Pereira levantou a bandeira, convocou a população para a causa e teve resposta positiva. Merece todos os aplausos pela empatia com a aflição do RS.
Pontos de arrecadação
Após a movimentação, são vários pontos de arrecadação pela cidade. Pontos privados, como no Supermercado Defavari e outros comércios, pontos públicos, como Unidades Básicas de Saúde e até vias públicas como próximo ao Rio Garden Mall onde uma carreta está estacionada para arrecadar materiais.
Iniciativa 2
Enquanto uns doam roupas, água e alimentos, outros se doam. O bombeiro civil Jhonny Casarim saiu de Rio das Pedras e foi para o Rio Grande do Sul doar sua força de trabalha para ajudar quem está desabrigado. A ajuda vai desde o apoio a crianças que perderam seus pais até animais ilhados em telhados. A força de vontade e preparo emocional são fundamentais. Em contato com a redação do jornal O Verdadeiro, Casarim relatou fatos que a grande mídia não mostra como corpos ainda boiando dentro da água. As imagens são fortes e chocantes. Parabéns ao bombeiro civil pela disposição em ajudar ao próximo.
Rodeio
A festa do peão de Saltinho começou com toda força. Embora não estejam mais no auge, Fernando e Sorocaba estão entre as principais duplas sertanejas do país e arrastou multidão. O público se divertiu muito e ficou animado para a sequência do rodeio. Nesta sexta-feira o show é de Lauana Prado, que está estourada nas rádios e plataformas digitais. De acordo com a organização, pela projeção de vendas de ingressos, haverá ainda mais público no recinto saltinhense. No sábado, Clayton e Romário fecham a festa com sertanejo raiz.
Prefeito jovem
O atual prefeito de Saltinho, Helinho Bernardino, foi visto com desconfiança quando se candidatou ao cargo em 2020. A juventude e suposta falta de experiência inflamou a hipótese negativa. O trabalho sério e dedicado fez cair por terra toda suposição. Desde o primeiro ano empenhado em buscar melhorias, não se privou de buscar recursos em Brasília e São Paulo. Construiu novas unidades de saúde e educação. Fez tudo sem deixar de lado o lazer e desde o começo promoveu grandes festas. Resultado disso é uma aprovação do eleitorado muito grande.
Sem rodeios
A tradição de rodeios está muito presente na região. Saltinho entrou no circuito e tem uma das festas de peão mais charmosas. Mombuca também realizou sua festa. Piracicaba já se tornou tradição. Já Rio das Pedras caminha na contramão. Embora prometido, a festa não aconteceu nos primeiros três anos da atual administração municipal. O ano eleitoral faz surgir a esperança por uma bonita festa. A expectativa, caso se concretize, é que haja shows de peso e não com duplas já fora do cenário como Jads e Jadson, Tom e Arnaldo ou PPA – sem desmerecer os profissionais.