Início da campanha
Começou, de forma oficial, a campanha eleitoral municipal. A contagem regressiva de 45 dias para as eleições marca a tal da festa da democracia. Onde deveriam ser debatidas propostas e ideias, projetos que beneficiem toda a sociedade que os postulantes às cadeiras no Legislativo e Executivo deveriam defender. Contudo, o que mais se vê são trocas de ataques. Muitos deles baseados em mentiras apenas para defender o próprio ganha-pão e não a coletividade.
Disputa também na justiça
A corrida eleitoral não acontece apenas nas ruas, nos pedidos de votos e distribuição de santinhos. Muito da disputa ocorre nos bastidores, principalmente da Justiça Eleitoral. Já há ações e acusações de todos os lados. Uma dessas ações foi movida para a retirada do ar de redes sociais da Prefeitura de Rio das Pedras. Vale lembrar que a Lei Eleitoral 9.504, de 1997, determina que as redes sociais de prefeituras deveriam estar fora do ar desde o dia 6 de julho, retornando após o período eleitoral. Como diz Arnaldo Cesar Coelho, “a regra é clara”. Quem pensa em “jeitinho” ou em que é certo burlar a lei provavelmente não tem conhecimento do que é uma administração pública responsável.
Primeira ação de campanha
A primeira ação de campanha dos candidatos à Prefeitura de Rio das Pedras foi de Vanessa Botam. A candidata do PL anunciou que fará uma caminhada no Centro, acompanhada de uma ação para colocar adesivos em veículos de apoiadores. É o início da distribuição de santinhos que tomarão conta da cidade pelos próximos 45 dias.
Falso profeta
Que coisa mais feia usar o nome de Deus para defender interesses próprios e se manter no poder. Pior ainda é tentar proibir a presença de uma pessoa dentro de uma igreja ou de conversar com pastores. Esse tipo de atitude só demonstra o caráter, ou a falta dele. A Casa de Deus deveria estar de portas abertas para todos, inclusive meninas e moças. A Palavra deveria ser pregada para aproximar todos de Deus e não para ser uma ferramenta de manutenção de poder.
Volta das sessões na Câmara
As sessões ordinárias da Câmara de Vereadores retornaram na última segunda-feira (12). O clima foi de paz e tranquilidade, que pouco lembra a proximidade de uma campanha eleitoral. Algumas indicações, requerimentos, moções e projetos foram apresentados, pouco se falou. O foco parece estar voltado mais nas agendas externas ao Legislativo. O momento é de correr junto ao eleitorado para garantir mais quatro anos.