As escolas da rede estadual de ensino recebem até esta sexta-feira (13) as inscrições de familiares de estudantes interessados no almoço nas férias.
Entre os dias 2 e 31 de janeiro, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) vai abrir as unidades de ensino que ofertam a alimentação escolar de forma centralizada, ou seja, com contratos de cozinheiras e compras de insumos diretamente pela pasta.
Para ter acesso ao almoço, é preciso manifestar interesse diretamente nas escolas que os alunos estão matriculados. Além disso, pais e familiares responsáveis pelos alunos podem responder à pesquisa de intenção por meio da Secretaria Escolar Digital (SED) e solicitar o serviço online.
É preciso que a escola tenha conhecimento dos interessados na alimentação escolar com antecedência, para que o almoço seja preparado de acordo com a demanda, evitando desperdício de alimentos.
Rio das Pedras
Em Rio das Pedras, o almoço escolar será oferecido na Escola Estadual Prof.ª Maria José de Aguiar Zeppelini, no Cambará, e na Escola Estadual Prof. Manoel da Costa Neves (Macone), no Centro. De acordo com a Seduc-SP, nenhum estudante e familiar demonstrou interesse ou fez inscrição para receber as refeições durante janeiro.
De acordo com a Seduc-SP, durante o recesso escolar, nos dias de semana, o almoço será servido entre as 11h e 13h30. A equipe de nutricionistas da Seduc-SP prepara sugestões de cardápio, visando manter a oferta de refeições balanceadas também durante o mês de janeiro.
A iniciativa visa atender os estudantes que precisam complementar alimentação durante o período de recesso escolar.
Benefício apenas em serviços estaduais
A Secretaria de Educação esclarece que as escolas que terão o almoço nas férias serão apenas as unidades que, normalmente, oferecem alimentação escolar de forma centralizada, ou seja, quando o serviço é fornecido a partir de contratos de cozinheiras e compras de insumos diretamente pelo governo do estadual.