Alunos vencem prêmio Samsung para soluções inovadoras e são homenageados

Alunos vencem prêmio Samsung para soluções inovadoras e são homenageados

O rio-pedrense Antônio Carlos Furlan Filho (17 anos) e os piracicabanos Arthur Thomas Zanin da Silva (18) e Kauã Benjamin Trombim Silva (18), estudantes da Etec Coronel Fernando Febeliano da Costa (Piracicaba) venceram o júri popular no prêmio “Solve for Tomorrow”, da Samsung.

Eles apresentaram o projeto “Pharmakos”, uma máquina separadora de remédios que desenvolveram como proposta de conclusão do curso técnico em Mecatrônica, que fazem juntamente com o ensino médio. Foram enviadas mais de 2.500 propostas, em nível nacional.

O prêmio anual “Solve for Tomorrow”, traduzido como “Respostas para o Amanhã” no Brasil, é uma iniciativa da Samsung para premiar adolescentes do Ensino Médio da rede pública com projetos de temática STEM (acrônimo em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e soluções inovadores. Presente em mais de 60 países, o programa chegou ao Brasil em 2014 e, como acontece anualmente, já está em sua 11ª edição.

“A Samsung acredita que a educação e a tecnologia empoderam as pessoas. Por isso, desenvolve programas que encorajam estudantes e professores(as) a alcançarem seu potencial e se tornarem a próxima geração de líderes pioneiros(as) em mudanças sociais positivas e na construção de um mundo melhor para todos(as)”, diz a Samsung na página principal da iniciativa.

Pharmakos
A proposta do “Pharmakos” é separar os medicamentos de um paciente e disponibilizá-los nos horários certos. O equipamento pretende resolver o problema da gestão de medicamentos de idosos e portadores de doenças crônicas que precisam administrar sozinhos o tratamento. “Essa máquina pode ser configurada localmente ou por meio do celular. Uma vez configurados, os remédios e as doses, o ‘Pharmakos’ já está pronto para trabalhar, pois salva essas informações em sua memória”, explicou Kauã.

O equipamento criado pelos alunos utiliza tecnologia embarcada para separar as quantidades de comprimidos nos horários programados no sistema de memória. Na hora certa, o medicamento é dispensado e um sinal sonoro alerta o paciente.

O “Pharmakos” é um projeto de conclusão de curso dos estudantes, que estão finalizando o Ensino Médio, com habilitação em técnico em mecatrônica. “A ideia partiu do Kauã, pois a avó dele precisa de ajuda para gerenciar os remédios, tanto quanto a quantidade, quanto a dosagem”, explicou o professor-orientador Marcos Aníbal da Cunha, que também foi o responsável pela inscrição dos meninos no prêmio.

Marcos Aníbal – que trabalha no projeto ao lado do professor-parceiro Luís Henrique Bernardo – contou que Kauã propôs a iniciativa ao grupo, que “comprou a ideia” de imediato. Assim, juntos, iniciaram o desenvolvimento do projeto. “Começaram com um protótipo de papelão para os primeiros testes e as coisas foram acontecendo”, lembrou.

Homenagem
Durante a última sessão ordinária da Câmara de Vereadores, os estudantes Antônio Carlos Furlan Filho, Kauã Benjamin Trombim Silva e Arthur Thomas Zanin da Silva foram homenageadas. Receberam uma moção de congratulações e aplausos pela vitória no prêmio “Solve for Tomorrow”, na categoria júri popular.

“A trajetória dos estudantes é um exemplo de perseverança e trabalho em equipe, e a conquista representa uma grande realização não só para eles, mas também para nossa cidade e para a educação brasileira”, diz o texto da moção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas