Outono começa com previsão de temperaturas acima da média

O outono é considerado por muitos como a estação mais bonita do ano com céu azul intenso, temperaturas mais agradáveis que o verão e uma bela luminosidade. O outono no Brasil começou nesta quinta-feira (20), à 6h01 e termina no dia 20 de junho, às 23h42min (horário de Brasília).

Área de Lazer Genatti Soave é uma das maiores áreas verdes do município. Foto: Alex Calmon


Como uma estação de transição entre o verão e o inverno, o período será marcado por mudanças graduais no clima, com dias mais curtos, noites mais longas e temperaturas mais amenas, especialmente quando massas de ar de origem polar atingirem o Brasil. 

Segundo o prognóstico climático da estação produzido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a estação é caracterizada por incursões de massas de ar frio oriundas do sul do continente que provocam o declínio das temperaturas do ar, principalmente na Região Sul e parte da Região Sudeste.

Na região Sudeste a previsão para o outono indica predomínio de chuvas abaixo da média histórica. Contudo, não se descartam eventos de chuvas intensas na porção leste da região, devido a passagem de sistemas frontais sobre o oceano, que podem provocar instabilidades para estas áreas.

Além disso, a umidade do ar deve cair no período da tarde, o que pode impactar a saúde, exigindo maior hidratação e cuidados com problemas respiratórios.

Os ventos também devem soprar com mais intensidade, aumentando a sensação de frio, enquanto a formação de nevoeiros será mais comum nas primeiras horas da manhã, podendo prejudicar a visibilidade em estradas e aeroportos. Já nas regiões mais frias, há possibilidade de geadas, especialmente durante as madrugadas.

Para a temperatura, as previsões indicam valores acima da média histórica nos próximos meses. No entanto, há a possibilidade de incursões de massas de ar frio nos próximos meses, que poderão provocar queda nas temperaturas, especialmente em regiões de maior altitude.

Apesar do calor previsto, a população deve se preparar para dias de grande amplitude térmica, com variações significativas entre as temperaturas mínimas e máximas. Além disso, há possibilidade de ondas de calor ao longo dos meses, o que exige atenção especial com grupos mais vulneráveis, como idosos e crianças.

Compartilhe:

GABINETE NO BAIRRO

Leandro Penatti lança projeto Gabinete no Bairro

O vereador Leandro Penatti (PL) inicia neste sábado (12) seu projeto Gabinete no Bairro. A proposta do parlamentar é tirar o gabinete de dentro da Câmara Municipal e ir para as ruas ouvir as necessidades da população. “Nós vereadores fomos eleitos para representar a população e levar suas demandas ao...
Jhony do Depósito pediu a inclusão de estradas rurais ao Programa Melhor Caminho. Foto: Luiz Gustavo

Jhony vai à SP em busca de melhorias para estrada rural

O vereador Jhony do Depósito (PL) esteve na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para solicitar melhorias para estradas rurais de Rio das Pedras. A principal reivindicação feita pelo parlamentar rio-pedrense é para a inclusão da Estrada Municipal Nelson Antonio Merloto (RDP-158) ao Programa Melhor Caminho,...
Quadro com os alunos e professores da turma de 1974. Foto: Alex Calmon

Escola do Comércio celebra 51 anos do curso de contabilidade

O tradicional Curso Técnico em Contabilidade, ministrado da Escola Municipal Contador Waldomiro Domingos Justolim – a Escola do Comércio –, completa 51 anos de existência. Para celebrar a data, será realizada a primeira noite cultural, com apresentações musicais, palestras e homenagens. O evento é gratuito e aberto ao público. O...