A campanha de vacinação contra a gripe em Rio das Pedras começa no próximo sábado (5). A Secretaria da Saúde fará a imunização em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, das 8 às 12 horas. A ação faz parte da campanha nacional de vacinação contra a influenza.
A meta é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, profissionais de saúde e professores, dentre outros. Crianças devem apresentar carteirinha de vacinação, enquanto que adultos precisam estar com documento de identificação com foto.
O imunizante protege contra três vírus do tipo influenza e garante uma redução do risco de casos graves e óbitos provocados pela doença. O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha refutou mitos como o de que a dose faz com que a pessoa imunizada fique gripada e destacou que, muitas vezes, o que acontece é que ela já chega infectada no momento de receber a vacina.
Vacina durante a semana
A vacinação segue de segunda à sexta-feira, nas Unidades Básica de Saúde. Na UBS Dr. Matheus Gabriel Bonassa o horário de atendimento é das 7h30 às 15h. Já no Centro Médico e nas UBS São Pedro e Luiz Massud Coury o atendimento será das 9 às 15h.
Vacina o ano todo
O ministro destacou que, a partir deste ano, a vacina contra a influenza passa a ficar disponível em unidades básicas de saúde de forma permanente. A estratégia, segundo ele, é não perder nenhuma oportunidade de vacinar pessoas que buscarem a dose.
Padilha disse ainda que os dias D nacionais de vacinação contra a influenza também serão retomados. A data, para este ano, será definida durante reunião da comissão intergestores tripartite, mas deve acontecer em maio.
Público em geral
A possibilidade de ampliar a vacinação contra a influenza para o público em geral, segundo o ministro, não está descartada, mas ficará a critério de cada estado e município, levando em consideração o status de cobertura dos grupos prioritários.
“A meta recomendada pela OMS [Organização Mundial da Saúde] é 90% [de cobertura vacinal para grupos prioritários]. Vamos perseguir isso”, disse Padilha.
Febre amarela e dengue
Além da vacinação contra a gripe, a Secretaria Municipal da Saúde disponibilizará doses das vacinas contra a febre amarela para todos os cidadãos que ainda não se imunizaram.
A vacina contra a dengue também estará disponível para crianças com idade entre 10 e 14 anos. De acordo com o secretário da Saúde, Daniel Gonçalves, apenas 15% do público alvo foi imunizado.
As demais vacinas de rotina do calendário nacional de vacinação também estarão disponíveis. Para receber a imunização é preciso apresentar documento com foto contendo CPF e, as crianças, devem levar também a caderneta de vacinação.