No dia 27 de abril de 1999 foi publicada a primeira edição do jornal O Verdadeiro. A princípio com publicações quinzenais, o periódico passou a ser semanal e se consolidou como um dos mais importantes veículos de comunicação da história de Rio das Pedras.
A linha editorial sempre priorizou a política local, acompanhando de perto fatos do Executivo e Legislativo. Até hoje o perfil crítico e ácido do diretor Ataualpa Calmon é lembrado nos bastidores políticos. Ao lado de Claudia Garcia administraram e coordenaram o jornal por muitos anos.
Primando sempre por seu compromisso com a verdade, o jornal O Verdadeiro continua a primar por ouvir todos os lados da história e se permanecer o mais imparcial possível. Alguns leitores com interesses políticos podem até não concordar com fatos apresentados, mas o principal papel do Verdadeiro é dar voz à população. Seja por meio de denúncias e reclamações, o leitor quer ver o problema de seu bairro ou comunidade resolvido, independente de quem esteja sentado na cadeira de prefeito ou vereador. Dar voz à população é e sempre será a missão do jornal O Verdadeiro.
Dar visibilidade para feitos notáveis de moradores e filhos de Rio das Pedras também é prioridade na linha editorial. São inúmeras as histórias inspiradoras já contadas pelo jornal, desde aquela pessoa que se preocupa em cuidar de uma praça ou jardim de forma voluntária, até atletas que conquistam resultados e pesquisadores que estão na vanguarda da ciência em busca de cura para muitos dos males da humanidade.
O jornal O Verdadeiro é um sobrevivente em tempos da mídia digital. Continua com suas edições impressas e, nessa semana, chega ao número de 1.237.
Ainda assim não deixa o virtual, com publicações em site e redes sociais como WhatsApp, Instagram, Facebook e Youtube.
Histórico
Há 25 anos o jornal O Verdadeiro registra acontecimentos de Rio das Pedras, Saltinho, Mombuca e Piracicaba, se mantendo atual desde o nascimento. Em 1999 o formato escolhido para o jornal foi o tabloide por ser dinâmico, de fácil leitura com textos objetivos. A logomarca inicial era uma antena, para mostrar sua conexão com o mundo. Anos depois, a letra “V” do Verdadeiro se tornou assertivo para mostrar o compromisso com os fatos.
A identidade do jornal segue ressaltando o “V” da verdade dos acontecimentos, mostrando da melhor forma possível todos os lados. A cor original azul, que simboliza a confiança, sabedoria, inteligência e verdade, tem a companhia da cor laranja que representa entusiasmo, criatividade, determinação e sucesso.
Missão
A missão segue de informar com credibilidade, compromisso com a verdade e, agora, com mais velocidade e dinamismo. A notícia chega no tempo em que acontece, com ainda mais participação do leitor, com interação, fazendo com que o jornal seja ainda mais do povo.
Aos anunciantes, o benefício de vincular sua marca a um veículo de credibilidade continua ainda mais forte. Os leitores do jornal são os consumidores dos anunciantes. A expectativa e se tornar o principal veículo de comunicação também no mundo digital, assim como já é na versão impressão.
Aos leitores, o convite para participar ainda mais da história de sua cidade, dando opinião, sugestões, apresentando críticas e elogios. A equipe do jornal o Verdadeiro acredita que só é possível tornar uma sociedade mais Justa e Perfeita com a participação de todos, de forma democrática e saudável, sem agressões gratuitas ou disputas baseadas em ego e não no bem comum.